26 de fevereiro de 2014

Desaparece o génio do flamenco


"Choram as guitarras": a morte repentina de Paco de Lucía surpreendeu a todos. Desapareceu o génio do flamenco, a legenda viva da guitarra espanhola.

Francisco Sánchez Gomes, Paco de Lucía, nasceu num bairro cigano de Algeciras, em 1947. O ambiente das ruas e o ser filho e irmão de músicos o familiarizaram com o flamenco. Tanto seu pai, Antonio Sánchez Pecino, como sua mãe, Lucía Gomes "a portuguesa", foram decisivos na sua carreira. Seu sobrenome "de Lucía" ficou consagrado na sua infância, pois no seu bairro eram inúmeros os "Pacos" e para identificá-los se acrescentava o nome da mãe.

Paco de Lucía levou a guitarra espanhola "aos grandes teatros do mundo para tocar como ninguém o fez nem o fará, perante dez pessoas de início, perante cem depois, perante milhares por fim. Ele mostrou aos clássicos que os flamencos não eram menores. Tocou o Concerto de Aranjuez (vídeo) do maestro Rodrigo para que este dissesse que era assim que ele tinha sonhado essa obra. Voou pelo diapasão da guitarra flamenca para situá-la no olimpo da música" (Alberto Garcia Reyes, Paco de Lucía, la guitarra que cantó, ABC 26.02.2014).


Um comentário: